Afeto transmitido através de pontos, linhas, tecido e muita criatividade: este é o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos pela Lojinha de Nós Duas, iniciativa da artista textil Tereza Cristina Rodrigues em parceria com a mãe, a artista plástica Cristina Rabelo. Com peças vendidas para todo o Brasil e espalhadas em casas de artesanato e lojas colaborativas de Salvador, mãe e filha conquistaram o público com tapetes bordadas à mão que usam a técnica de Punch Needle e também com pinturas em tela, madeira e itens de porcelana fria.
O projeto nasceu de um recomeço, em plena pandemia de covid-19, e ninguém melhor para explicar que recomeço foi esse do que a própria artista, Tereza, que se divide entre tecidos, linhas coloridas, bastidores e agulhas com a rotina de enfermeira em Salvador:
_“A Lojinha de Nós Duas surgiu de um recomeço... Eu explico:
Desde que me entendo por gente, transitei por um universo lindo, lúdico e cheio de cores que me foi apresentado pela minha mãe, Cristina Rabelo, artista plástica e professora de pintura em tela. Com ela, aprendi que criatividade é uma grande mistura de técnicas, saberes, materiais, vivências – tudo junto com muita disciplina! Então, cresci assim, em meio a desenhos, linhas, rabiscos, telas, bricolagens, tintas e amor.
À medida que fui crescendo, outras atividades me chamaram a atenção e acabei optando por uma profissão na área de saúde. Então me formei, saí de casa, mudei de cidade e fui cada vez mais me afastando daquele universo mágico para ganhar um mundo em tons de cinza.
Em meio à pandemia, longe de minha mãe, imersa em uma crise de Burnout pelo esgotamento físico, mental e psicológico a que todos os profissionais de saúde foram submetidos, entendi que precisava resgatar todas aquelas sensações prazerosas que, naquele momento, a minha profissão me tirava. Tive o bordado como refúgio.
Nas artes manuais, me transportava para uma outra realidade, bem diferente daquela que eu estava exposta todos os dias. Uma realidade de cura, de satisfação, de prazer! Foi numa sessão de terapia que descobri que estava tudo ali, dentro de mim, desde a minha infância. Mas, as sensações só vieram à tona quando meu corpo entrou em colapso.
Então, me propus, no meu tempo, a me dedicar a algo que já me acompanhava: o bordado – mais especificamente, o bordado Ponto Russo. Sim, Ponto Russo, também conhecido como Punch Needle. Talvez, você nunca tenha ouvido falar. Mas, se rolar o feed do Instagram da Lojinha, vai se apaixonar também, tenho certeza!
Bom, nessa nossa história ainda faltava a parte mais importante. Não há nada pior do que viver distante da pessoa que se ama... E eu precisava ter minha mãe perto de mim novamente. Onde quer que fosse, era esse o nosso sonho, mesmo que isso significasse recomeçar.
Então, recomeçaríamos juntas, um projeto só nosso. Quem sabe uma lojinha? Uma Lojinha de Nós Duas!”
Esse é nosso espaço, mas é seu também.
Seja bem vindo!